Seguidores

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Novembro Azul saiba um pouquinho mais




O Instituto Lado a Lado pela Vida realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Novembro Azul em todo Brasil. A campanha, idealizada pela instituição, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal.
Em 2015, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul. Uma sessão solene será realizada no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a data e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.
“Neste ano criamos um novo portal, o www.novembroazul.com.br, com um leque maior de informações e uma nova identidade visual. Queremos que o homem preste mais atenção à sua saúde e por isso teremos eventos e ações diversas para criarmos um forte impacto nesse público”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado, Marlene Oliveira.
O Comitê Científico da campanha também cresceu e conta com especialistas em áreas diversas além da oncologia e urologia, como fisioterapeutas, nutricionistas e sexólogos para atender todas as dúvidas.
Haverá, ainda, uma série de vídeos educativos do Dr Dráuzio Varella, abordando o tema de forma clara e direta.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
- Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
- Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.
- Fatores de Risco
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
- Prevenção
Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.
Perguntas Frequentes

Qual é a função da próstata?

A próstata é a glândula responsável pela produção de cerca de 70% do líquido seminal, e está ligada à fertilidade masculina.

Qual a relação entre a próstata e a ereção?

Diretamente, nenhuma. A ereção do homem depende de fatores como secreção da testosterona, aporte sanguíneo satisfatório e condução adequada dos impulsos nervosos.

Qual é a chance de um homem ter câncer de próstata?

Cerca de 10% dos homens após os 50 anos de idade desenvolvem a doença. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo acometer 50% dos homens aos 75 anos.

Existe algum exame que substitua o toque retal?

Não, nenhum outro exame consegue o diagnóstico com a mesma eficácia, que a palpação digital, pois o câncer de próstata pode ficar em área endurecida, região facilmente acessível ao toque retal.

Quanto tempo demora o exame de toque retal?

Cerca de 10 segundos são suficientes para que o médico busque regiões irregulares na próstata.

O que é o exame PSA?

É um exame de sangue específico que verifica o antígeno prostático específico. Quando o PSA é aumentado, existem chances de o paciente ter o câncer de próstata.

Qual a diferença entre tumor benigno e câncer?

Tumor significa o crescimento exagerado e desordenado das células, que pode ser benigno ou maligno. Quando benigno, ele pode causar a compressão de órgãos vizinhos de onde foi detectado, mas raramente acomete o estado geral do paciente. Quando o tumor é maligno significa que é um câncer e tem capacidade para disseminar para outros órgãos, quando acontece a metástase.

É possível que meu câncer nunca cresça?

Sim, isso acontece quando o tumor é chamado de "câncer indolente". Nessa situação, o médico pede repetição de biópsias com intervalos determinados, para ter certeza que o câncer não evolui.

Existem vacinas contra o câncer de próstata?

Não há na medicina ainda uma vacina contra esse tipo de doença. Alguns pesquisadores tentam desenvolver esse procedimento usando as próprias células tumorais, mas ainda sem sucesso.


Espero que vocês tenham gostado.O importante sempre é a prevenção, por isso deixem o preconceito de lado e se cuidem.

Obrigada pelas visitas se gostarem cliquem em participar do site e encontre sempre novidades por aqui.

 beijos beijos
Dry

17 comentários:

Daiane Aline disse...

Ótimo!
Devemos nos conscientizar nesse novembro também!
Eu pego muito no pé do meu pai rs!
Bjussss!!!

Commaosdeseda - Midian Lima Tzur Hadad disse...

UMBORA divulgar o mês, tem que fazer isso mesmo para os homens se ligarem.. Gostei do Poster Adriana, muito instrutivos, o meu esposo ainda é novinho, ou seja somos novinhos srsrsrsr, mas vivo cutucando ele, para ele ir e ainda bem que ele é atento a isso pois saude não tem idade.. Bjocas!
✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
✡✡Fan Page do Blog✡✡
✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

Tania Mara disse...

Acho essa iniciativa ótima e muito necessária.Os homens tem muito receio em procurar médicos seja em qual for a especialidade.
Por isso campanhas como esta podem salvar muitas vidas.
bjus
www.fuxikitosecia.com.br

Alessandra Santos disse...

Olá!
Ótimo post!
Precisamos mesmo de fazer campanhas pois os "meninos" são muitos teimosos, kkkkk
E precisam sempre de um incentivo a mais para se cuidarem!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

sandra mayworm disse...

Fiquei impressionada com a alta incidência de casos!!! Não imaginava tanto. Homens cuidem-se e mulheres, cuidem bem dos homens das suas vidas; pais, irmãos, avôs, tios e amigos. Filhos também...rs1
Boa postagem!

adelaide rodrigues disse...

oi Dry, ótima postagem, novembro azul, pena que ainda existem homens machistas que são contra esse tipo de exame...
bjuss e uma boa noite..

Meu Cantinho

Ana Carolina Kaiser disse...

Ótimo assunto e conteúdo para ser abordado. Pena que esse assunto ainda seja considerado um tabu e que muitos acabem sofrendo com essa doença silenciosa. Como diz o slogan cuidar da saúde também é coisa de homem. Abraços

Renata Pacini disse...

Ótimo post! A conscientização é a maior chance de cura!!! :)

Beijão

http://www.meucadernodereceitas.com.br

Willian Ernani disse...

Á prevenção é a chave! Ainda bem que pra mim vai demorar uns 32 anos kkkkkkkkkkkkkkkk

Blog do Will
Facebook | Instagram

Rosiane Barros disse...

Essa campanha é tão importante quanto ao Outubro Rosa, os homens tb estão nessa linha de frente contra o câncer, e devemo mesmo incentivar nossos maridos, filhos com idade pra fazer é claro né, pais, sogros enfim, temos que movimentar esses homens a fazer o exame....bjs

Katia Magal disse...

Ótimo post, a consientização sobre esse assunto é muito importante em se tratando do sexo masculino, tão preconceituoso, cheio de certos tabus a respeito de um exame tão necessário a saúde. Parabéns.bjss
www.katiamagal.com

pedacinhos de retalhos eliane disse...

Devemos nos conscientizar sim ,buscar mais informações a sua postagem está ótima esclareceu muito parabéns pela postagem,bjs
PEDACINHOS DE RETALHOS

melaine negreli disse...

este ano foi a primeira vez que vi esta campanha que alias é super importante ,isso ai amada,todoas unidas pelo bem dos nossos supermosis srsr

Jeanne Geyer disse...

acho justo ter um mês de conscientização para os homens, afinal em geral eles não cuidam da saúde como deveriam. bem lembrado teu post, bjs

http://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/

Rubia Kenes disse...

Parabéns amada pelo post! devemos sempre ajudar, as pessoas a conscientizar sobre a prevenção do câcer de próstata! parabéns! beijinhossssssssssss

http://rubiaartes.blogspot.com.br

Esmalte & cia disse...

Ja tinha ouvido falar , mais não sabia muitas coisas e com seu post aprendi muito
Muito legal de sua parte divulgar a campanha

cassia santos disse...


Estou seguindo seu blog p te acompanhar sempre!
vem conhecer meu blog se gostar me segue bjs feliz 2016
blog: elisangeladecassia.blogspot.com.br